Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de agosto, a AudTCE/CE realizou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da entidade, mediante convocação do Edital n°05/2021, de 12 de agosto. Em formato totalmente digital, por meio da plataforma online Zoom.
A maior parte da Assembleia girou em torno de discussão sobre a PEC 32 e seus impactos no Serviço Público, com ricos debates sobre o texto proposto para a Reforma Administrativa.
A diretora de controle externo da AudTCE/CE e vice-presidente nacional da ANTC, Thaisse Craveiro, explanou os principais pontos de preocupação da ANTC e demais entidades representativas nacionais, reforçando a importância dos debates e os riscos para as carreiras típicas de estado, ressaltando como quatro principais pontos de defesa: Estabilidade, critérios para ocupação de cargos de liderança, revogações injustificadas e remissões a leis posteriores, além da criação do Vínculo de Experiência.
Também foi apresentada aos associados a ação intitulada "Auditor em foco", um programa de aperfeiçoamento profissional idealizado para auditores de controle externo associados da AudTCE/CE.
Adicionalmente, foram discutidas e deliberadas alterações estatutária propostas em pauta, sendo alguns textos modificados durante a assembleia, restando pendente dois pontos, que seguem para definição de texto e aprovação com os presentes na assembleia.
A ata será consolidada e enviada para aprovação dos presentes. Após aprovação, será publicizada para associados.
Para Régis Travassos, auditor de controle externo associado da AudTCE/CE, a ideia do programa "auditor em foco" é excelente e tem muito a contribuir com as atividades dos Auditores de Controle Externo. Ele também reforçou a necessidade do debate sobre a PEC 32/2020: "Muito importante a iniciativa da nossa entidade e sua preocupação com o aprimoramento profissional da carreira. Além disso, todo auditor de controle externo precisa se inteirar da PEC 32 e os seus riscos para o serviço público. A pauta da nossa assembleia foi muito proveitosa."
Segundo a presidente Valéria Diniz, encontros assim são essenciais para a construção de entidade: “Reforçamos a importância do engajamento dos colegas, pois a AudTCE/CE é o que os associados decidirem que ela seja. Não existe carreira sem auditores de controle externo imbuídos desse sentimento de fortalecimento e relevância. Foi muito importante ter esse momento para uma conversa franca, os debates foram e sempre são muito ricos!”
A Diretoria da AudTCE/CE agradece a participação e o empenho de todos os presentes!